Compromissos Públicos

No Grupo Ageas Portugal temos vindo a assumir vários compromissos públicos na área da Sustentabilidade, subscrevendo iniciativas com expressão nacional e internacional de relevância.

 

Diversidade & Inclusão

Carta Portuguesa para a Diversidade 

O Grupo Ageas Portugal subscreveu a Carta Portuguesa para a Diversidade, como forma de compromisso pelo respeito e promoção de práticas de gestão de pessoas que valorizam a diversidade e inclusão. A Carta para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.

 

Inclusive Community Forum (ICF)

A inclusão de pessoas com deficiência é uma das nossas preocupações, em particular do ponto de vista do recrutamento. Tal surge no seguimento da publicação de legislação nacional neste tema (Lei n.º 4/2019, de 10 de janeiro – “Lei das Quotas”) e também do acordo que o Grupo Ageas Portugal assinou em 2019, no âmbito de uma iniciativa levada a cabo pelo Inclusive Community Forum (ICF), no Campus da Nova SBE.

 

Ambiente

Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 

O Grupo Ageas Portugal assinou o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, na sequência da adesão ao Pacto de Mobilidade Empresarial. Lisboa assumiu a ambição de ser neutra em carbono até 2050 e resiliente às alterações climáticas, delineando uma agenda ambiciosa com metas concretas. Para cumprir esta ambição desafiou as empresas, associações e todas as organizações públicas e privadas a assumir o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, adaptação e mitigação às alterações climáticas, eficiência energética e hídrica.

Ao assumir este compromisso reforçamos a nossa preocupação com o impacto ambiental das nossas operações, justificado pela melhoria de eficiência na gestão dos edifícios (eficiência energética e hídrica), juntamente com as medidas de mobilidade sustentável, eliminação de plásticos de uso único e promoção de ações de sensibilização junto dos Colaboradores.

 

Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa 

O Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa (PMEL) é um compromisso promovido pelo WBCSD, pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), pelo BCSD Portugal e pelas empresas e instituições signatárias. Visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa através de ações concretas, com as quais as empresas se comprometem, através da adoção de novas medidas, comportamentos e soluções. O PMEL irá estimular ações que visem otimizar e descarbonizar as operações e as frotas das diferentes entidades, promover a diversificação e integração do mix modal, e promover o crescimento do uso de transporte multimodal coletivo e inclusivo.

 

Investimento Responsável

Princípios para o Investimento Responsável (PRI) 

Os Princípios para o Investimento Responsável (PRI – Principles for Responsible Investment) das Nações Unidas são um conjunto de seis princípios que fornecem um padrão global para o investimento responsável, incluindo fatores ambientais, sociais e de governança (ESG – Environment, Social and Governance), auxiliando organizações no cumprimento dos compromissos com os beneficiários enquanto alinham atividades de investimento com os interesses mais amplos da sociedade.

A Ageas Pensões – através dos Fundos de Pensões Abertos Horizonte Segurança, Horizonte Valorização e Horizonte Ações – subscreveu em 2018 os PRI, tornando-se o primeiro subscritor em Portugal. Os Fundos de Pensões Abertos Horizonte seguem uma Política de Investimento Responsável, garantindo que nos investimentos efetuados é dada relevância a aspetos ESG, para além dos critérios financeiros tradicionais.

 

Gestão Responsável

Pacto Global das Nações Unidas 

O Grupo Ageas Portugal subscreve os 10 Princípios do Pacto Global das Nações Unidas (United Nations Global Compact), estruturados em quatro áreas fundamentais e baseados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Declaração da Organização Internacional do Trabalho relativa aos Princípios e Direitos Fundamentais, e na Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento.

Através desta adesão, reforçamos o nosso compromisso em incorporar as melhores práticas empresariais nestes domínios, em progredir e divulgar as nossas atividades em prol dos 10 princípios, e fazê-los refletir nas nossas operações internas, na relação com os nossos Clientes, Fornecedores e outros Parceiros, assim como no impacto que temos na Sociedade.

 

Manifesto Empresas pela Sustentabilidade

O Grupo Ageas Portugal assina o manifesto promovido pelo BCSD Portugal, que reforça a ambição de contribuir para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para Portugal, baseado em cinco princípios fundamentais:

  • Promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo
  • Promoção do crescimento
  • Busca da eficiência
  • Reforço da resiliência
  • Reforço da cidadania corporativa

Este manifesto parte da consciência das empresas de que nos encontrarmos num ponto de viragem, em que “nunca, como agora, o nosso futuro dependeu tanto da nossa capacidade como sociedade de passar das palavras aos atos na transformação do nosso modelo de desenvolvimento”, para construir um novo modelo de partilha de valor com a sociedade e as futuras gerações.

 

Manifesto BCSD Portugal “Rumo à COP26”

O Grupo Ageas Portugal é signatário deste manifesto, que define 11 áreas de atuação premente para limitar o aquecimento global e garantir o cumprimento do Acordo de Paris sobre o Clima (2015). Tendo como tema "Rumo à COP26", alusivo à realização da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), o BSCD Portugal lança este manifesto que corrobora a importância da Conferência, tendo em conta os crescentes impactes das alterações climáticas no nosso planeta.