3.ª edição de Há Música ao Fundo do Túnel conta com a Médis

11.10.2023

Outubro é o mês dedicado à Saúde Mental e por isso, o mês mais certo para realizar a 3.ª edição da iniciativa Há Música ao Fundo do Túnel que tem como objetivo alertar para a prioridade e a valorização que todos/as devemos dar à Saúde Mental e ao nosso bem-estar.

A iniciativa materializa-se com concertos ao vivo no Metro do Porto, nos dias 23 e 24 de outubro e a 26 e 27 no Metro de Lisboa. A ideia é ir ao encontro da população em geral para que cada um/uma aproveite a música para parar e pensar na importância de cuidar de si e/ou dos seus familiares e amigos. A organização da iniciativa quer, desta forma, promover o bem-estar físico, psicológico e social, no sentido da prevenção da Saúde Mental.

A música ajuda-nos a saber lidar com as emoções. No metro, é visível a quantidade de Pessoas que nas suas viagens se deslocam a ouvir música nos seus fones e não sabemos quantas precisam de ver a luz brilhar ao fundo do túnel. Quantas estão melindradas com a sua rotina diária, tristes ou stressadas.

A iniciativa conta, assim, com o apoio da Médis - marca seguradora dedicada à saúde, do Grupo Ageas Portugal - que em 2023 se tem focado na oferta para a melhoria da Saúde Mental dos portugueses, tendo mesmo uma nova cobertura dedicada disponível. Na entender da Médis e do Grupo Ageas Portugal, o projeto Há Música ao Fundo do Túnel abraça o mesmo tipo de compromisso e visão que as marcas em questão.

Para além do apoio da Médis, esta é uma iniciativa da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, que atua no âmbito da promoção do Bem-estar e Saúde Mental. Este ano volta a contar com os apoios institucionais do Ministério da Saúde e do Ministério da Cultura. Trata-se de uma ideia original da Filrouge, também responsável pela gestão do projeto que conta com a produção cultural e artística da Produtores Associados.

Convidamos todos/as a pararem um pouco a sua rotina, reservando algum tempo para apreciarem música ao vivo.

Dia 11 de outubro, pela manhã, realizou-se ainda no edifício Ageas Tejo, no Parque das Nações, uma conferência de imprensa que deu a conhecer o programa acima previsto e que contou com a fadista Beatriz Felício, vencedora da 4.ª edição do Prémio Novos Talentos Ageas para uma abertura com a envolvente, precisamente, da música.

Programa:

  • 23 e 24 de outubro de 2023 - Metro do Porto
    Estações de São Bento, Bolhão e Casa da Música
  • 25 de outubro de 2023 - Gala solidária
    Lisboa
  • 26 e 27 de outubro de 2023 - Metro de Lisboa
    Estações de Cais do Sodré, Marquês de Pombal e São Sebastião

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?