Saúde e Tecnologia em debate na SingularityU

18.01.2019

Cirurgias assistidas por robôs e enfermeiros virtuais: o futuro da saúde aos olhos de especialistas nacionais e internacionais  

Cirurgias assistidas por robôs, enfermeiros virtuais, prevenção de doenças através de algoritmos, qual o futuro da saúde numa realidade em que as novas tecnologias emergentes começam a liderar o setor? Esta é a questão do primeiro encontro informal (SU Chapter) organizado pela SingularityU Portugal em parceria com o Grupo Ageas Portugal, que acontece dia 29 de janeiro, a partir das 18h.

Criada em Portugal no final de 2018, a SingularityU Portugal é a primeira instituição no país focada exclusivamente em capacitar líderes portugueses a explorar as novas tecnologias emergentes e saber aplicá-las aos desafios dos negócios, da sociedade e da governança. Além da promoção de programas de formação, organiza encontros informais (SU Chapter events), dando oportunidade aos portugueses de conhecerem algumas das mentes mais brilhantes de diferentes áreas e discutirem possíveis soluções tecnológicas para alguns dos maiores problemas da humanidade.

Neste primeiro encontro informal cinco oradores, empreendedores, líderes e investigadores irão partilhar experiências e projetos inovadores, discutir os desafios e tendências atuais no setor da saúde e deixar conselhos sobre como Portugal pode aproveitar as novas tecnologias num mundo em rápida mudança. O enorme potencial da AI para transformar várias áreas da medicina e, por outro lado, os desafios da privacidade do paciente e a ética da propriedade de dados serão alguns dos temas em destaque.

Pela primeira vez em Portugal, Jim Stolze, mentor da SingularityU The Netherlands, começará por provar que não é preciso ter medo da IA. O especialista é reconhecido no mundo tecnológico pela criação da Aigency, a primeira agência de recrutamento de tecnologias de IA que atua como um intermediário entre startups que constroem algoritmos e bots e as empresas que precisam deles para automatizarem as suas operações.

Ao painel de oradores juntam-se ainda Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal e um dos grandes impulsionadores da transformação digital na área de seguros de saúde, Sofia Balula Dias, fundadora da iPrognosis, uma app para telemóvel que recolhe dados que permitem detetar precocemente a doença de Parkinson, e Pedro Gouveia, cirurgião do Centro Clínico Champalimaud, com investigação e tecnologia no diagnóstico do cancro da mama e orientação do paciente.

De acordo com Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal e Founding Partner da SingularityU Portugal, "num estudo recente do Inkwood Research estima-se que só o mercado global de AI na saúde irá gerar uma receita líquida de aproximadamente 25,6 mil milhões até 2025, um aumento de 40% em relação a 2018. Como tal, é preciso preparar todos os stakeholders do setor para mudarem o seu mindset e começarem a pensar sobre o potencial que estas novas tecnologias trazem para os seus negócios e o impacto que pode ter no público que procura os seus serviços".

Este encontro realiza-se na sede do Grupo Ageas Portugal, no Parque das Nações em Lisboa, e é aberto a todos os empreendedores, líderes, estudantes e membros de organizações que tenham interesse no tema. A entrada é gratuita (registo obrigatório).

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?