Grupo Ageas atinge 2 mil milhões em volume de negócios

03.04.2023

O Grupo Ageas Portugal fechou o ano de 2022 com um volume de negócio de mais de 2 mil milhões de euros, nos Ramos Vida e Não Vida, o que se traduz num resultado líquido de 130 milhões de euros.

Estes resultados permitem assim que o Grupo Ageas Portugal se mantenha como um dos líderes no mercado segurador português, com uma quota de mercado global de 15,9% e um rácio de solvência de 267%.

Para Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, “2022 foi um ano particularmente complexo do ponto de vista socioeconómico, mas conseguimos permanecer ao lado dos portugueses, proporcionando-lhes uma experiência relevante em todas as fases da sua vida. Este ano também ficou marcado pela inauguração dos nossos novos Edifícios, em Lisboa e no Porto, o lançamento da Pétis, um ecossistema para cães e gatos, bem como a celebração de tantas outras iniciativas que vão ao encontro dos vários pilares que fazem parte do nosso ADN, como o apoio à cultura e jovens talentos, literacia financeira, saúde, sustentabilidade, impacto social e, obviamente, a prevenção.”

Detalhando por área de negócio, o Ramo Não Vida, nomeadamente os seguros de bens patrimoniais, de responsabilidade e pessoais, obteve um crescimento de 8,7%, para 893 milhões de euros, com o maior contributo vindo do setor da Saúde (9,3%).  Por outro lado, no que respeita ao Ramo de Vida - o qual engloba os seguros clássicos, como os de vida-risco, financeiros ou de fundos de investimento, alcançou-se um volume de prémios de mil milhões de euros, um decréscimo de cerca de 26% justificado pela conjuntura adversa, potenciada pelo efeito económico da inflação e da guerra da Ucrânia. Com este cenário, a desvalorização nos mercados financeiros levaram a um decréscimo na venda de produtos tipo Unit Linked - que compreende os contratos de seguros ligados a fundos de investimento, dificultando a colocação desta tipologia de produto junto dos Clientes.

No que diz respeito ao Fundos de Pensões, o Grupo atua através da Ageas Pensões, sendo líder de mercado com uma quota de 28,4% e um decréscimo dos montantes geridos de 9,1% (inferior ao registado no mercado de -11,6%).

A quota de mercado do Ramo Vida fixou-se nos 17,1%, enquanto no Ramo Não Vida em 14,2%, reforçando-o neste segmento (14% em 2021). No final de 2022, o rácio de solvência do Grupo Ageas Portugal foi de 267%, refletindo a solidez financeira do Grupo.

Em perspetiva para 2023, o CEO do Grupo Ageas Portugal reforça que “neste momento, precisamos de continuar a implementar a nossa estratégia – Impact24 -, e a reforçar o nosso posicionamento na prestação de serviços, através da criação de novas soluções que vão de encontro às necessidades dos portugueses. Apesar dos desafios contínuos, pretendemos manter o nosso foco no Cliente, com uma oferta que concilie as tendências atuais às necessidades do setor. Em 2023 queremos continuar a desenhar o nosso caminho ao lado de Clientes, Parceiros, Colaboradores e Sociedade, para juntos construirmos um futuro melhor.”

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?