Clínica Médis assinala Dia Mundial da Saúde Oral

A Clínica Médis assinala amanhã, dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Oral, para incentivar e sensibilizar os portugueses para a importância de uma boa Saúde Oral.

Devido ao momento pandémico que o país atravessa, acredita-se que a saúde oral dos portugueses foi impactada negativamente. Inicialmente, a Clínica Médis encerrou voluntariamente as suas unidades, por forma a salvaguardar a segurança dos pacientes e profissionais perante um cenário que ainda era desconhecido. Posteriormente, o Governo suspendeu toda a atividade de medicina dentária, exceto as situações consideradas urgentes. A Clínica Médis reorganizou-se para adquirir o equipamento de proteção individual (EPI) necessário, respeitando e seguindo sempre as orientações da Direção Geral da Saúde e Ordem dos Médicos Dentistas.

No entanto, muitos foram os portugueses que iniciaram tratamentos em 2020 e que, devido à pandemia, não foram concluídos. Por outro lado, alguns pacientes não tiveram oportunidade de iniciar os tratamentos e outros foram adiando. Toda esta situação pode conduzir a problemas graves na saúde oral e ter um impacto mais sério a nível sistémico.

Dr. Pacheco Pinto, Médico dentista e Coordenador Clínico da Clínica Médis, afirma que “É seguro ir ao dentista. A Clínica Médis implementou todas as recomendações de higiene e segurança emitidas pela OMD e a DGS e reforçou os protocolos de proteção e assepsia, para que os pacientes e o staff se sintam em total segurança, não existindo nenhuma razão para se ter receio em ir ao dentista. É importante referir isto, para que as pessoas continuem a ir às consultas e não descurem a sua saúde oral”.

A comemoração desta efeméride é, assim, uma oportunidade para sensibilizar e motivar os portugueses a terem um maior cuidado e atenção com a sua higiene oral, de modo a prevenir as doenças orais que possam surgir.

A Clínica Médis recomenda um conjunto de dicas e cuidados principais para uma boa saúde oral:

  • Visitar regularmente o médico dentista – prevenir é o melhor remédio pelo que não se deve procurar o dentista apenas quando existe algum problema dentário. É necessário ter um acompanhamento regular de um médico dentista, pelo menos de 6 em 6 meses.
  • Fazer uma correta higiene oral – escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, durante dois minutos, trinta minutos após as refeições. A escova e a pasta dentífricas devem ser ajustadas à condição de cada pessoa, seguindo o conselho do profissional de saúde. A utilização de fio dentário ou escovilhão uma vez por dia é fundamental para uma correta higiene oral.
  • Manter uma alimentação saudável – é importante evitar a ingestão de alimentos com açúcares adicionados e optar por alimentos de vitamina D, fósforo, cálcio, fibras e vitamina C (verduras, frutas, sementes e peixes).
  • Motivar as crianças - é fundamental motivá-las para a prevenção, sendo a higiene oral diária um desafio para crianças e pais. O médico dentista pode ajudar na reeducação alimentar adequada a dentes saudáveis e sugerir as melhores técnicas e produtos do mercado para os mais novos.

“É fundamental não adiar a saúde oral e manter o foco na prevenção, no cuidado e tratamento das alterações que possam ocorrer. Com um diagnóstico precoce, teremos sempre tratamentos menores, mais céleres e menos invasivos para o paciente. Nunca esquecer que a saúde oral está diretamente ligada à saúde geral, pelo que devemos cuidar de ambas de igual forma e com o mesmo carinho” acrescenta, ainda, Dr. Pacheco Pinto.

No mês passado a Clínica Médis celebrou a abertura da sua 10.ª clínica, em Oeiras, o que representa um novo passo no plano de expansão da marca.

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?