Hackathon Ageas

2021
2019

    Uma Maratona de inovação

    Iniciativa do Grupo Ageas Portugal e da Nova SBE desafia alunos universitários.

    A Maratona de 24h desafia alunos universitários a encontrarem soluções inovadoras para casos reais, relacionados com o mundo Ageas.

    Além do diploma de participação, as equipas vencedoras de cada desafio recebem um prémio no valor de 2.500€ e a oportunidade de realizarem um estágio no Grupo Ageas Portugal. A equipa que se destacar na competição “Blow-me-away” recebe ainda 2.500€ adicionais.

    Sobre o desafio

    Cada equipa tem como objetivo simplificar um negócio específico, procurando conferir um cariz mais tecnológico e up-to-date ao resultado final e aos processos que o antecedem. Os desafios são relacionados com o setor segurador.

    Existem seis fases principais ao longo das 24 horas, que são:

    • Imersão: cada equipa conhece em profundidade o desafio colocado;
    • Inspiração: dá-se início à troca de ideias com possibilidade de requisição de uma “biblioteca humana” constituída por Especialistas Ageas para auxiliar os estudantes em questões ou dúvidas;
    • Imaginação: o conhecimento adquirido nas primeiras duas fases levará ao finalizar da ideia concreta;
    • Incubação: a ideia transforma-se em solução e protótipo;
    • Implementação: desenvolve-se um racional e business case;
    • Pitch: apresentação final da recomendação desenvolvida por parte de cada equipa.

    Estas apresentações são apresentadas a um júri composto pelos CEOs das marcas do Grupo Ageas Portugal que decidem sobre a equipa vencedora.

      3.ª Edição do Hackaton Ageas

      75 estudantes de 8 nacionalidades participaram na iniciativa.

      Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021 decorreu o Ageas Innovation Hackathon 3.0 em formato totalmente virtual.

      A 3.ª edição da maratona de 24 horas, que desafiou os alunos a encontrarem soluções a propósito da situação pandémica provocada pela COVID-19, teve os seguintes vencedores por desafio:

      - Challenge #1 - Remote Sales: Team 3 Money House
      - Challenge #2 - Remote Processes: Team 15 CinNovators
      - Challenge #3 - Ageas to Be + BLOW ME AWAY Prize: Team 12 Agenius

       

      Os grandes vencedores em detalhe

      Challenge #1 - Remote Sales - Team 3 Money House

      • Esta equipa propõe a implementação de uma plataforma online que permita manter a confiança e toque humano na interação digital entre clientes e agentes da Ageas. A plataforma simplifica os pedidos de contacto dos clientes, recorre à análise inteligente de dados para fazer a ligação do cliente ao agente mais indicado, permite aos agentes gerir os clientes num só local, favorece maior personalização da oferta graças à inteligência preditiva, e apoia os contactos através de videochamada.

      Challenge #2 - Remote Processes - Team 15 CinNovators

      • Promover a literacia financeira e incentivar bons hábitos são os dois principais objetivos da CinNovators, que concebeu o conceito de um videojogo destinado aos filhos dos clientes Ageas. No videojogo, as crianças aprendem sobre rendimento, poupança e seguro, e acumulam uma moeda digital consoante os seus comportamentos não só no ambiente virtual do jogo, mas também os comportamentos dos seus pais na vida real, como condução segura.

      Challenge #3 + BLOW ME AWAY Prize - Ageas to Be - Team 12 Agenius

      • A equipa Agenius propõe o RAII, um novo produto de seguro que cobre os custos relacionados com a perda de emprego devido à automatização. Para além de uma compensação monetária, este seguro cobrirá custos relacionados com a requalificação profissional dos empregados que se tornarem redundantes, promovendo o seu regresso ao mercado do trabalho, numa posição nova e mais qualificada.