Um curso à medida dos atletas Olímpicos e Paralímpicos

06.01.2023

A Fundação Ageas e os Jogos da Santa Casa da Misericórdia apoiam a 1.ª edição do “Programa de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios” para atletas olímpicos e paralímpicos, uma parceria da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) com o ISEG.

A Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal é uma entidade que foi criada recentemente para apoiar antigos atletas olímpicos e paralímpicos. Após o final da carreira, o apoio público aos atletas é inexistente, assim como as oportunidades de requalificação específicas também são escassas.

Este Programa de Formação Executiva Avançado foi criado em exclusivo com vista a desenvolver competências funcionais dos atletas para que possam enfrentar o pós-carreira desportiva no mercado executivo.

O facto de muitos atletas deixarem a escola para se dedicarem em exclusivo ao desporto e quando a carreira terminasse seguiam o caminho de treinadores é uma realidade que não acontece na grande maioria das modalidades desportivas.

Tendo isto em conta, a AAOP decidiu criar este curso de empreendedorismo e desenvolvimento de negócios, com uma forte componente de coaching. Cada grupo será constituído por 25 participantes que terão uma linha de aprendizagem que vai desde a Estratégia, Liderança e Finanças, a Marketing e Vendas e Inovação e Empreendedorismo.

Exemplo de sucesso deste Programa é o caso da Bárbara Timo, medalha de bronze nos últimos mundiais de Judo, e Nuno Laurentino, nadador olímpico, foram colegas no 1.º curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócio para atletas olímpicos. A judoca gostava de desenvolver uma aplicação de treino mental desenvolvido por psicológicos, treinadores, entre outros especialistas, para os atletas de alta competição aprenderem a lidar com a pressão. Já o nadador olímpico, quis adquirir novas ferramentas de empreendedorismo e sair da sua zona de conforto.

Com este apoio, a Fundação Ageas pretende contribuir para que cada atleta olímpico tenha um futuro mais estável e consistente, garantindo a sua integração no mercado de trabalho.

 

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?