Parceria com foco na acessibilidade e na democracia cultural

30.05.2023

O Teatro Nacional D. Maria II e o Grupo Ageas Portugal celebram, este mês de maio, 4 anos de parceria. Uma relação que se iniciou em 2019 e que foi recentemente alvo de renovação por mais três anos – até 2025, com o objetivo de fortalecer o serviço público de cultura prestado pelo D. Maria II, aproximando ainda mais o Teatro de todas as portuguesas e portugueses.

Em 2023, esta parceria é fortalecida, com o apoio que o Grupo Ageas Portugal presta ao projeto de acessibilidade do Teatro, para além das restantes iniciativas já desenvolvidas em conjunto pelas duas entidades.

A acessibilidade é uma prioridade do Teatro Nacional D. Maria II, tanto ao nível do acesso físico aos espaços públicos e de bastidores do edifício do Teatro, como no que respeita à oferta para públicos com necessidades específicas, sendo disso exemplo as sessões de espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição e Sessões Descontraídas. Com o apoio do Grupo Ageas Portugal, ao longo do ano de 2023, o D. Maria II reforça o seu projeto de acessibilidade, com o objetivo de alargar a oferta e melhorar o trabalho desenvolvido para as pessoas com necessidades específicas.

Da parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e o Grupo Ageas Portugal fazem ainda parte dois projetos de continuidade, desenvolvidos anualmente pelas duas entidades:

  • O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, um galardão de caráter anual que pretende reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral, incentivando o trabalho artístico de jovens criadores. Desde 2020, o Prémio contou já com quatro edições, que premiaram, respetivamente, Sara Barros Leitão, Mário Coelho, Cárin Geada e Pedro Azevedo.
  • A Rede Eunice Ageas, projeto lançado em 2016 pelo Teatro Nacional D. Maria II e que, desde 2019, conta com o apoio do Grupo Ageas Portugal. Uma rede de circulação nacional de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo D. Maria II, esta iniciativa desenvolve-se em parceria com teatros municipais, com o objetivo de reforçar a oferta teatral de qualidade em locais onde, muitas vezes, esta é ocasional ou irregular. Ao longo de 6 anos, até 2022, fizeram parte da Rede Eunice Ageas 8 teatros municipais, que acolheram um total de 20 espetáculos diferentes, abrangendo milhares de espectadores em várias regiões do país. Em 2023, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, a Rede Eunice Ageas viu a sua abrangência fortalecida. Ao longo deste ano, integram a Rede 11 teatros municipais de norte a sul do país, onde são apresentados três espetáculos – Ainda Marianas, de Catarina Rôlo Salgueiro, Leonor Buescu / Os Possessos, Outra Língua, de Keli Freitas, Nádia Yracema, Raquel André e Tita Maravilha, e Zoo Story, de Edward Albee, numa encenação de Marco Paiva.

 

Temos uma visão clara do que queremos e, sobretudo, dos valores que defendemos - o apoio à criação cultural e o acesso à Cultura são duas inegáveis prioridades para nós. Somos a favor da inclusão, da diversidade, da igualdade e da acessibilidade cultural, por isso, apoiamos os canais, o desenvolvimento dos instrumentos e meios necessários para que estes objetivos se concretizem.
Teresa Thöbe Responsável de Marca, Patrocínios e Parcerias

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?