O curso online Descodifica-te está de volta para a 2.ª edição

03.07.2023

A Fundação Ageas e o NoCode Institute juntam-se, pelo segundo ano consecutivo, para apresentarem o Descodifica-te, um curso de capacitação digital integrado no programa Escola de Impacto, pensado exclusivamente para mulheres em situações mais vulneráveis ou de transição de carreira. As candidaturas estão abertas até ao dia 9 de julho.

Depois do sucesso da primeira edição - em que 63% das participantes tinham trabalho garantido até dois meses depois da conclusão do curso - a Fundação Ageas avança com uma segunda edição de um programa destinado a todas mulheres com mais de 18 anos que se encontrem numa situação mais vulnerável, como o desemprego, trabalho precário, lay-off, ou que procurem reintegrar-se no mercado de trabalho.

“Numa economia tão dinâmica como a que vivemos hoje, as competências que nos garantem mais oportunidades estão constantemente a mudar. No entanto, uma coisa é certa: A digitalização veio para ficar e quem não tiver competências digitais terá mais dificuldades em encontrar oportunidades de emprego que garantam uma boa qualidade de vida. Além disso, este curso é especificamente para mulheres, precisamente porque são o género que menos competências digitais tem e que mais pode beneficiar da autonomia que um emprego neste setor pode proporcionar”, adiantou João Pedro Machado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas.

Dados da Eurostat revelam que 33% das mulheres na União Europeia não trabalham devido ao seu papel de cuidadoras e 31% trabalham em regime part-time, também pelas mesmas razões. Por esse motivo, o grande objetivo do Descodifica-te é a melhoria do equilíbrio entre trabalho e família, através da capacitação em ferramentas digitais, que permite a reintegração de mulheres no mercado de trabalho através de setor onde é possível manter horários flexíveis e trabalhar a partir de casa.

O programa divide-se em três fases: a primeira sobre a aprendizagem de programação visual e no desenvolvimento de competências pessoais; a segunda sobre a elaboração de um projeto digital e real; e a terceira focada no desenvolvimento de um plano de relançamento de carreira.

“Foi a melhor decisão que tomei. Matriculei-me no curso Descodifica-te e, após alguns projetos, obtive a minha certificação. Aprendi muito! Estas bases vão ajudar-me a melhorar a eficiência do meu negócio e ajudar outras empresas a aprimorar a gestão dos seus projetos e campanhas” revelou Beatriz Santana, participante da primeira edição do Descodifica-te.

 

 

 

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?