Ageas incentiva a celebrar um Natal mais sustentável

15.12.2023

A época festiva chegou! Num período caracterizado pelo consumo acentuado, o Grupo Ageas Portugal reitera o seu compromisso com a Sustentabilidade, reconhecendo ser um elemento-chave na sua Organização e na prática individual de cada um dos Colaboradores/as que são, primeiramente, cidadãos. Nesse sentido, lançamos um desafio a todo/as, para que implementem práticas mais ecológicas nesta quadra natalícia.

Cada ato individual consciente faz a diferença, por isso, verifique algumas ideias práticas para uma época festiva mais sustentável:

- Decoração Eco-friendly: optar por decorações reutilizáveis e de materiais duradouros; podem ser feitas de materiais reciclados ou naturais; evitar decorações de uso único;

- Presentes Conscientes: escolher presentes sustentáveis e locais, promovendo a economia local e reduzindo a pegada de carbono associada ao transporte de mercadorias; refletir sobre a necessidade e interesse da Pessoa que receberá o presente – Usa? Faz-lhe falta? -  e realizar uma lista para evitar compras por impulso; repensar ainda a participação em várias dinâmicas de amigos secretos que potenciam o consumo;

- Embalagens Sustentáveis: reduzir o desperdício de papel de embrulho ou sacos utilizando embalagens reutilizáveis e/ou recicláveis - como jornais e revistas ou até mesmo tecido e vidro; guardar as embalagens de presentes que se recebeu é uma outra forma de lhes dar uma nova vida, embrulhando no ano seguinte os presentes que serão oferecidos;

- Iluminação Eficiente: optar pelo uso de luzes LED, que consomem menos energia; desligar sempre as luzes quando não estiverem em uso.

- Refeições Sustentáveis: optar por ingredientes locais e sazonais e evitar desperdícios de alimentos – doar a instituições ou a sem abrigo, ao invés de deitar fora qualquer tipo de sobra; reaproveitar sobras e cascas para fazer outros pratos, mais criativos; não utilizar loiça descartável.

- União e Partilha: valorizar o tempo em família, o convívio, a alegria, o amor e a amizade; no fundo, reconhecer a importância destes princípios, face a bens materiais.

Com o objetivo de continuar a liderar pelo exemplo, o Grupo Ageas Portugal continua a apostar não só na literacia para a Sustentabilidade, mas também em iniciativas concretas que promovam adoção de práticas sustentáveis, de fácil implementação, reforçando o seu papel enquanto agente de mudança positiva na Sociedade. Alinhado com o tema, foi também realizado esta semana um webinar “Torna a tua quadra festiva mais sustentável”, disponível para os/as Colaboradores/as.

Aproveitamos para lhe desejar umas boas festas e boas entradas!
Continue a acompanhar-nos em 2024.

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?