Grupo Ageas Portugal com 2,2 mil milhões de volume de negócios

04.04.2022

Em 2021, o Grupo Ageas Portugal registou um volume de negócios superior a 2,2 mil milhões de euros, nos Ramos Vida e Não Vida, representando um crescimento de 41% face a 2020.

Resultados 2021

O negócio de Vida inverteu a tendência verificada no ano anterior, devido à pandemia, – em que houve um decréscimo de 42,8% - e apresentou um crescimento de 75%, para os 1,4 mil milhões de euros, impulsionado pela venda de produtos ligados a fundos de investimento. Já o Ramo Não Vida obteve um crescimento de 6%, para 822 milhões de euros. Em ambos os negócios, a evolução foi acima da verificada em todo o mercado segurador.

Apesar do ano 2021 ter sido ainda marcado pela pandemia Covid-19, o Grupo Ageas Portugal fechou-o com resultados líquidos sólidos e em linha com o esperado, atingindo os 129,8 milhões de euros, com contributo positivo de todos os seus segmentos de negócio - Não Vida, Vida e Pensões - ainda que, em Não Vida, se tenha retomado o nível de sinistralidade pré-pandemia.

Com uma quota de mercado global de 16,4%, o Grupo mantém-se como um dos líderes no mercado segurador português. A quota de mercado do Ramo Vida fixou-se nos 18,1%, enquanto no Ramo Não Vida em 14%, prosseguindo a trajetória de crescimento evidenciado nos últimos anos. No segmento de Fundos de Pensões, o Grupo atua através da Ageas Pensões, sendo líder de mercado com uma quota de 27,6% e um crescimento dos montantes geridos de 3,6%.

No final de 2021, o rácio de solvência do Grupo Ageas Portugal foi de 276%, refletindo a solidez financeira do Grupo. No mesmo ano, também se observou um aumento no número de Colaboradores (1.307) e de Clientes (1.811.605).

Para Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, “estes resultados são o reflexo de um trabalho constante de uma equipa ímpar. Estivemos, mais uma vez, ao lado dos portugueses, oferecendo os nossos melhores produtos e serviços, adaptados às necessidades de cada um. Foi também um ano marcado pelo desenvolvimento e promoção de grandes iniciativas focadas na literacia financeira, saúde, sustentabilidade, impacto social, inovação, prevenção e proteção. De forma global, fortalecemos o nosso compromisso em contribuir para um futuro melhor para todos.”

Em perspetiva para 2022, o CEO do Grupo Ageas Portugal menciona que “será, certamente, um ano muito especial, uma vez que marca a mudança para os novos edifícios em Lisboa e Porto, onde finalmente juntamos todos os nossos Colaboradores num só local, em cada cidade. Além disso, 2022, é marcado pelo lançamento de um novo ciclo estratégico do Grupo - Impact24 -, em que o foco no Cliente é reforçado através da entrega de soluções integradas e da aposta em criar experiências diferenciadores e positivas. Em destaque também na nossa nova estratégia, pretendemos potenciar parcerias, potenciar a tecnologia, dar continuidade à criação de uma cultura muito focada no desenvolvimento e aprendizagem de cada uma das nossas pessoas, na inovação e na criação de impacto positivo na sociedade e no planeta, com uma forte estratégia de sustentabilidade. Vamos dedicar muita atenção à componente das emoções e da humanização, dentro da organização, mas também junto dos nossos vários stakeholders, nomeadamente, Clientes. Estamos prontos para os novos desafios.”

Para além dos números

O Grupo lançou este ano o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, relativo ao ano de 2020, que reflete a importância de cada Colaborador/a e cada Parceiro/a, assim como, a dinâmica de iniciativas e a interação entre todos os Stakeholders e as ambições do Grupo para o futuro.

A Fundação Ageas teve, mais uma vez, um papel fundamental na promoção de um conjunto de iniciativas, como por exemplo, o Movimento 50+ de deteção precoce do cancro colorretal, ou a Escola de Impacto que tem por objetivo promover a inclusão social através da empregabilidade. De forma complementar, apoiou 10 projetos de investimento social. A Fundação terminou ainda o ano com mais de 6.900 horas de voluntariado, em mais de 1.890 ações.

A cultura é uma área fundamental para o Grupo e, como tal, em 2021, deu-se seguimento às iniciativas promovidas anteriormente, tais como o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II e o Prémio Novos Talentos (Casa da Música). Também o ano passado, o Grupo criou o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas.

A inovação é um ponto estratégico para o Grupo Ageas Portugal, uma vez que apoia transversalmente as diversas áreas de negócio, desafiando e acelerando a organização como um todo. Deste modo, 2021 foi marcado pelo destaque e promoção dos programas de inovação INside, INcampus, INsure e INhouse, que permitem à seguradora desenvolver novas propostas para processos, produtos e serviços, e melhorar a experiência de Cliente.

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo deste press release útil?