Grupo Ageas Portugal adota norma contabilística IFRS17

O Grupo Ageas Portugal, a SAP Portugal e a Score anunciam a celebração de um acordo com o objetivo de transformarem os sistemas, as aplicações e os processos de informação da multinacional seguradora belga. Esta parceria visa a implementação de uma solução que responde ao enquadramento da IFRS17, a norma contabilística que se aplica à contabilização dos contratos de seguro, contratos de resseguro e contratos de investimento com características de participação discricionária.

Ao avançar com este programa, a Ageas destaca-se como a primeira organização no nosso país que progride na implementação da solução da SAP que suporta e responde à norma definida. A IFRS17 visa substituir a atual IFRS 4 e prevê-se a sua entrada em vigor no dia 1 de janeiro de 2022.

A IFRS17 é a nova norma de relatórios financeiros e estatutários a aplicar em toda a União Europeia, para a qual a SAP desenvolveu uma oferta financeira específica baseada na solução SAP S/4HANA, acomodando o novo ambiente regulador e os novos relatórios, cada vez mais complexos, que as seguradoras, mas também os bancos e empresas de fintech, terão de enfrentar.

Os fatores-chave para o sucesso da solução a desenvolver passam por uma definição clara do modelo a implementar para cada linha de negócio da Ageas, pelo licenciamento do software e envolvimento de especialistas SAP e, ainda, pela garantia da transferência de conhecimento pela Score, um parceiro e implementador de soluções SAP, de forma a assegurar a continuidade da solução.

Parceria no caminho da transformação digital

Desde 2016, ano em que adquiriu a AXA Portugal, o Grupo Ageas Portugal tem vindo a desenvolver um novo modelo operacional, reforçado com investimentos substanciais numa nova configuração dos seus sistemas de dados, com atualizações tecnológicas na maioria das suas aplicações, bem como na introdução de novas aplicações.

A garantia de um processamento digital eficiente e a otimização da base de custos é uma prioridade estratégica para o Grupo Ageas Portugal, enquanto transforma toda a estrutura de negócio do Grupo no nosso país e procede à adaptação de todos os sistemas e processos, de forma a que estes respeitem os requisitos da norma IFRS17.

João Barão, Diretor de Contabilidade e Reporting do Grupo Ageas Portugal, salienta que "este acordo, estabelecido com a SAP e a Score, visa assegurar a transformação de processos e sistemas necessários para a adoção dos requisitos da norma IFRS 17 com sucesso, de forma a que o Grupo Ageas Portugal apresente as demonstrações financeiras com fiabilidade e, em simultâneo, prepare toda a organização para uma mudança estrutural na forma como se analisam os resultados previstos neste novo normativo".

A relação entre a Ageas e a SAP já remonta à entrega da solução ERP da SAP, juntamente com a aplicação específica para gestão e contabilização das apólices de seguros. Este novo projeto de IFRS17 será realizado com base na solução SAP S/4HANA, que irá permitir a gestão dos dados entre os sistemas operacionais e financeiros e facilitar os fluxos contabilísticos, aumentando o respetivo controlo e transparência.

Segundo Carlos Jerónimo, Diretor Comercial para as Empresas de Grande Dimensão, da SAP Portugal, "as empresas estão hoje a enveredar pelo caminho da digitalização de toda a organização e processos de negócio, de forma muito alinhada com a visão da SAP no que à transformação digital e aos respetivos desafios diz respeito. Neste contexto e face à necessidade de conformidade com a norma IFRS17, a Ageas definiu uma abordagem em conjunto com a SAP, sendo a adoção da solução SAP 4/HANA o primeiro passo para ganhar mais flexibilidade e velocidade".

Reforçando, no Grupo Ageas Portugal, a oferta SAP já existente para a área financeira – de Contabilidade, consolidação, Disclosure Management e Collections and Disbursement – a implementação desta nova solução possibilitará gerir os dados e cálculos específicos das novas métricas do referido standard, em ligação entre os sistemas atuariais e contabilísticos, com enormes requisitos em termos de velocidade de processamento, armazenamento e versionamento de dados e audit trail. Este projeto permitirá que o Grupo Ageas Portugal alcance a conformidade e cumpra o normativo do regulador europeu e nacional.

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?