Fundação Ageas reinventa-se 25 anos depois

15.03.2023

A Fundação Ageas apresentou no dia 15 de março, no Edifício Ageas Tejo, em Lisboa, a sua nova imagem e posicionamento estratégico. A apresentação pública do rebranding da Fundação, e a comemoração do seu 25.º aniversário em Portugal, decorre num evento que contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão e Solidariedade Social, Ana Sofia Antunes.

O painel contou com a presença de Luís Jerónimo (Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian) Maria Manuel Mota (Diretora-Executiva do Instituto de Medicina Molecular) e António Miguel (CEO da MAZE). Presentes estiveram ainda João Machado (Presidente da Fundação Ageas) e Ana Margarida Azevedo (Secretária-Geral da Fundação).

O painel abordou o estado da filantropia em Portugal. De entre os convidados, destacaram-se os Parceiros da economia social que partilham algumas das áreas de intervenção da Fundação: envelhecimento da população (55+, Pedalar sem Idade), saúde (SPEM) e inclusão social (Associação Salvador, Crescer, AMI, Café Joyeux, Junior Achievement Portugal).

A Fundação Ageas nasceu há 25 anos, no Porto, e o seu caminho tem sido marcado pelo apoio a comunidades vulneráveis, através de iniciativas de voluntariado e de uma política de apoio solidário a entidades da economia social.

Através da sua intervenção, a Fundação foi aprofundando o seu impacto em diversas áreas da Sociedade portuguesa, mas recentemente decidiu inovar na sua abordagem, repensar o seu foco temático e criar uma política de apoio à escalabilidade de projetos de impacto social. A história da Fundação vai continuar, agora, a escrever-se, mas com mais cores, para que seja possível desenhar um mundo mais justo onde queiramos viver

Para otimizar a sua intervenção, a Fundação Ageas realizou uma análise exaustiva de alguns dos problemas sociais com maior impacto, e cruzou os seus resultados com as áreas em que têm maior capacidade de resposta. Este foi o ponto de partida da nova estratégia, que abrangerá três grandes áreas: Saúde, Envelhecimento e Exclusão social.

Para concretizar a sua ação no terreno, a Fundação atuará em quatro grandes eixos: a) voluntariado corporativo e cidadania ativa, b) capacitação (de entidades e indivíduos), c) investimento social e d) investimento de impacto.

A nova imagem, feita em colaboração com a Agência criativa TTouch, baseia-se numa rede gráfica colorida, flexível, mas robusta, que simboliza a comunidade de entidades e pessoas para a qual a Fundação Ageas trabalha, tais como entidades do terceiro setor, start-ups de impacto, incubadoras, sociedade civil e, ainda, todo o universo de Colaboradores que integram o Grupo Ageas Portugal.

Nada mais identificativo no novo logotipo, repleto de significado, do que o elo. Uma simbologia gráfica que materializa a ligação entre a marca e a sua essência: liga a marca ao seu ADN, o Grupo a que pertence; liga a Fundação ao mundo, através da multiplicação destes elos, que unidos uns aos outros constroem uma evolução dinâmica de caminhos, ligações, redes, pontes, soluções.

A propósito deste novo fôlego da Fundação Ageas, João Machado, Presidente do Conselho de Administração sustenta que "já era tempo de mostrar a todos/as a estratégia definida em 2021 e a nova imagem da Fundação Ageas. É através deste rebranding que procuramos desenhar uma nova abordagem à filantropia, com vista a apoiar novas e impactantes soluções, o que nos possibilite agir para a inovação, capacitar para a transformação e ousar para o impacto. Dinâmicas, processos, governance, mentalidade… muitas destas dimensões sofreram alterações, mas talvez as mais significativas sejam ao nível do foco em três problemas (saúde, envelhecimento e exclusão social) nos quais nos queremos tornar cada vez mais especialistas e colocando em destaque o investimento de impacto."

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