Fundação Ageas promove Semana da Solidariedade

A Fundação Ageas vai realizar, de 21 a 28 de setembro, a segunda edição da Semana de Solidariedade Social. Este ano o evento solidário, com o mote do Ano Nacional da Colaboração, tem como objetivos a promoção da colaboração para a inclusão, saúde, educação e consciencialização para a sustentabilidade.

Entre as atividades planeadas estão a realização de lanches solidários, a favor do fundo social da LInQUE (cuidados paliativos em casa); Workshops de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o GRACE; e visitas de estudos ao Oceanário de Lisboa e ao Sea Life com crianças portadoras de deficiência.

Para Célia Inácio, Presidente da Fundação Ageas, Durante esta semana, pretendemos sensibilizar para a relevância da colaboração, mobilizando e inspirando, para fazer a diferença, para apoiar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e criar mais impacto nas comunidades. Na vida pessoal e profissional, o compromisso com a sociedade tem de estar sempre presente!”.

Além destas iniciativas, a Fundação Ageas, que apoia o projeto de Cuidados Domiciliários Pediátricos da Fundação do Gil, permitiu a aquisição de dois novos carros para Lisboa, graças a um donativo de 85.000 € do Grupo Ageas internacional. Durante esta semana, no dia 25 de setembro, pelas 17 horas, na Casa do Jardim, da Fundação do Gil, serão apresentadas as duas unidades moveis que darão suporte ao Hospital Santa Maria, Hospital Dona Estefânia e Hospital Fernando da Fonseca.

O projeto dos Cuidados Domiciliários Pediátricos surgiu em 2006, no Hospital de Santa Maria, quando foram constatados que algumas das suas crianças doentes crónicas não podiam regressar a casa por terem de fazer tratamentos recorrentes, permanecendo assim internadas por períodos indefinidos. Os Cuidados Domiciliários Pediátricos têm operado como uma plataforma fundamental para o acompanhamento de crianças com doenças crónicas e/ou fragilidade clínica, e da sua família.

A 2.ª semana da solidariedade social serve também de pano de fundo para lançar dois Trishaw, apoiados pela Fundação Ageas, fruto de uma parceria com a associação sem fins lucrativos Pedalar Sem Idade Lisboa. Projeto que tem como objetivo retirar os idosos com mobilidade reduzida dos cenários de solidão, a que habitualmente estão confinados, através de passeios gratuitos nestes triciclos adaptados, ajudando à criação de novos relacionamentos e propósitos de vida. A apresentação dos Trishaw ocorrerá dia 26 no Parque das Nações.

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?