Fundação Ageas faz dois novos Investimentos de Impacto

02.05.2023

A Fundação Ageas potencia o crescimento das organizações Pedalar Sem idade e da Dioscope, traduzindo-se, respetivamente, no segundo e terceiro investimentos de impacto realizados pela instituição, ambos via acordos de partilha de receitas.

Pedalar Sem Idade – Envelhecimento ativo

De acordo com dados da OCDE, Portugal é o 5º país mais envelhecido do mundo, com 23% da população acima dos 65 anos. Estima-se que, pelo menos 15% da população sénior em Portugal enfrente problemas de solidão extrema, mas acredita-se que o número real possa ser superior.

Tanto o isolamento social como a solidão podem ter um efeito profundo no bem-estar mental e físico, especialmente das Pessoas mais velhas, levando a uma série de resultados negativos para a saúde. Relativamente à saúde mental, há um maior risco destas desenvolverem doenças como depressão e ansiedade, o que pode levar a um maior afastamento social e a um declínio na sua saúde global, com consequente redução da qualidade de vida.

"Pedalar Sem Idade" é uma iniciativa cuja missão visa combater este problema junto da população sénior ou com mobilidade reduzida. Inspirando-se no movimento nórdico Cycling Without Age que, através do uso de bicicletas adaptadas (trishaws), conduzidas por voluntários em passeios regulares de 45 a 60 minutos, a Entidade devolve o que intitula de «direito ao vento dos cabelos». O investimento da Fundação Ageas irá permitir que o projeto esteja presente em mais de 10 cidades nos próximos dois anos, aumentando o número de Pessoas beneficiárias e alcançando, mais rapidamente, uma sustentabilidade financeira.

Dioscope – Democratização do acesso à Saúde

Em Portugal, existem mais de 1.5 milhões de Pessoas sem médico de família e consultas de especialidade com tempos de espera, que ultrapassam os dois anos. Esta falta de acesso ao sistema de saúde, tem levado a uma sobrecarga dos serviços de urgência e dos seus profissionais, comprometendo o atendimento atempado e com qualidade dos doentes verdadeiramente emergentes.

Para resolver este problema, um conjunto de médicos criou a Dioscope - uma ferramenta de apoio à decisão clínica que visa otimizar a jornada dos doentes nos centros de saúde e nos serviços hospitalares, melhorando a eficiência da decisão médica, aumentando a capacidade de resposta e diminuindo os tempos de espera. O projeto, distinguido como Melhor Ideia em Saúde do Ano de 2022 pela Ordem dos Médicos, faz parte da empresa Wellpartners, que com a sua plataforma de conhecimento médico digital, apoia anualmente milhares de médicos através de cursos de educação médica. Com este investimento, a Fundação Ageas vai contribuir para a expansão da equipa Dioscope e acelerar a sua implementação nos sistemas de mais de 80 hospitais e centros de saúde do que já aderiram à solução.

Tomás Pessoa e Costa, Fundador da Wellpartners e do projeto Dioscope

 

João Machado, Presidente da Fundação Ageas, avança ainda que a Fundação Ageas “está comprometida em apostar em projetos de inovação social que se alinham com nossos objetivos específicos e que possam escalar, isto é, que se tornem soluções eficazes e acessíveis a muitas Pessoas em Portugal”.  A Fundação Ageas tem vindo implementar este novo eixo em 2022, denominado “Investimento de Impacto”, que além do apoio financeiro personalizado, promove também o apoio não-financeiro à medida, de acordo com as necessidades de cada projeto.

 

O investimento nestes dois Parceiros tem o mesmo pressuposto: permitir que projetos de inovação social muito bons possam beneficiar mais Pessoas que deles necessitem. Tanto a Pedalar sem Idade, como a Dioscope, são exemplos de qualidade de soluções com potencial para melhorar a qualidade de vida da população, merecendo a nossa confiança e compromisso em prol do seu crescimento e bom funcionamento
João Machado Presidente da Fundação Ageas

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?