Foco na saúde feminina

05.07.2023

A saúde feminina é um tema complexo e muitas vezes negligenciado, até pelas próprias mulheres, daqui resultando consequências negativas para toda a comunidade. O desconhecimento sobre o funcionamento do corpo feminino tem sido uma das principais razões a afetar negativamente o bem-estar das mulheres na Sociedade atual[1]. De acordo com o Estudo Saúdes, desenvolvido pela Médis em 2022, apenas 12% das mulheres portuguesas tem um alto nível de saúde e bem-estar mental.

A Médis, marca do Grupo Ageas Portugal, apostou, assim, no desenvolvimento da literacia por via do Estudo Saúdes, com o objetivo de promover a igualdade de género num mundo mais saudável e justo, e para tornar as mulheres mais ativas na preservação da sua saúde.

"Acreditamos que o acesso a informações e cuidados de saúde adequados é um direito fundamental de todos. Estamos empenhados em promover um maior conhecimento sobre a Saúde da Mulher, uma área ainda desconhecida ou negligenciada por muitas Pessoas, incluindo pelas próprias mulheres”, defende Maria do Carmo Silveira, Responsável de Orquestração Estratégica, Ecossistema de Saúde Grupo Ageas Portugal. “Pretendemos que exista mais conhecimento, daí a aposta no Estudo Saúdes, que no ano passado incidiu precisamente sobre a saúde feminina – explorando tópicos como dor, gravidez, menstruação, depressão, entre outros – e assim contribuirmos, também, para a Prevenção em saúde, potenciando a qualidade vida das mulheres”, conclui.

E é reconhecendo a lacuna existente que a seguradora está empenhada em garantir que as mulheres tenham acesso a ferramentas essenciais sobre a sua saúde e bem-estar. Como parte deste compromisso, a marca tem vindo a desenvolver diversos projetos:

  • Programa Bebé Médis: desde o seu lançamento, em 2021, a Médis ativou mais de 7.300 programas, oferecendo apoio clínico e emocional às jovens mães, assim como apoio administrativo e burocrático. O projeto também apoia no planeamento e promoção de uma gravidez saudável e de uma maternidade e paternidade tranquilas.

 

  • Médis Corrida Sempre Mulher: a Médis aliou-se a uma das maiores corridas dedicadas ao público feminino, que se foca na Prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da mama, a braço dado com a prática de exercício físico. A última edição, em abril de 2023, contou com cerca de 12.000 participantes, mulheres e homens, e angariou cerca de 120 mil euros para a Associação de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.

 

  • Programa Coisas Boas: através de um protocolo entre a Médis e a IPSS Ajuda de Mãe, esta iniciativa procura ajudar mulheres em situações especialmente vulneráveis e tornar o período da gravidez num momento especial, com os cuidados e o apoio necessários e adequados a cada uma.

 

Além destes projetos desenvolvidos pela Médis, também o Grupo Ageas Portugal, desenvolveu uma iniciativa interna, abrangendo todas as marcas do universo Ageas, denominada por “Novo Ciclo” – um projeto recente, totalmente focado na saúde e bem-estar, que visa disponibilizar gratuitamente, nas casas de banho dos edifícios, produtos menstruais feitos de algodão 100% biológicos, seguros e livres de toxinas, assumindo, assim, o cuidado menstrual como uma necessidade de higiene básica. Ao oferecer estes produtos a empresa acredita estar a dar mais um passo para se tornar uma Organização cada vez mais responsável, inclusiva e equitativa.

 

[1] Fonte: Estudo Saúdes. Saiba mais em saudes.pt

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?