Ageas Pensões reforça liderança no mercado de Fundos de Pensões

31.01.2024

Com um total de ativos sob gestão de 6.262 milhões de euros, a Ageas Pensões, marca do Grupo Ageas Portugal, reforçou em 2023 a sua quota mercado para 33%, o que corresponde a um aumento de 4,8% face a 2022. No conjunto dos Fundos de Pensões sob sua gestão, destacam-se os Fundos de Pensões Abertos Horizonte com um total de ativos de 805,2 milhões de euros, que ocupam, em termos de dimensão, o primeiro e segundo lugar no ranking dos Fundos de Pensões Abertos.

Em 2018, a Ageas Pensões foi a primeira entidade portuguesa com distribuição de produtos financeiros no mercado a tornar-se, através dos Fundos de Pensões Horizonte, signatária dos UN PRI (Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas). Os UN PRI são um conjunto de seis princípios criados por investidores e para investidores, em que os seus signatários, ao implementá-los, estão a contribuir para o desenvolvimento de um sistema financeiro mais sustentável.

No processo de avaliação dos UN PRI relativamente a 2023, a Ageas Pensões obteve classificações acima da mediana nos sete módulos objeto de avaliação, com os seguintes resultados: cinco estrelas para o módulo Política de Governação e Sustentabilidade; quatro estrelas para os módulos Investimento Indireto em Obrigações - Passivo, Investimento Indireto em Obrigações - Ativo, Investimento Direto em Obrigações Supranacionais, Governamentais e de Agências Governamentais, e Investimento Direto em Obrigações de Empresas; três estrelas para o módulo Investimento Indireto em Ações - Passivo. Realça-se, assim, que o resultado maioritário para a Ageas Pensões é de quatro estrelas, acima do resultado para o conjunto dos signatários, que é de três estrelas.

Segundo Valdemar Duarte, Diretor Geral da Ageas Pensões em Portugal, ”esta qualificação além de resultar da preocupação em dar cumprimento à regulamentação imposta – que é cada vez mais exigente –, é também consequência do nosso compromisso em incorporar no processo diário de gestão de investimentos, os critérios e todas as dimensões relativas à sustentabilidade”. Em conclusão, o responsável refere ainda que “a obtenção deste resultado dá-nos, por um lado, uma enorme satisfação pelo reconhecimento do nosso trabalho e, por outro, um importante estímulo e desafio para afirmarmos o contributo da Ageas Pensões para a construção de um futuro e Sociedade cada vez mais sustentável e alinhado com a estratégia de Sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal”.

Os relatórios completos da avaliação da Ageas Pensões – "Private Assessment Report e Private Full Transparency Report" – encontram-se disponíveis para consulta no website da marca, na secção Fundos de Pensões / Sustentabilidade.

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo desta notícia útil?