Médis promove a literacia em saúde com Avaliador de Sintomas

Lisboa, 24 de março de 2022

A literacia em saúde é cada vez mais importante, uma vez que, permite às pessoas tomar decisões em saúde fundamentadas, aumentar o controlo das pessoas sobre a sua saúde e a sua capacidade para procurar informação.

Em Portugal, existem baixos níveis de literacia em saúde, nomeadamente, junto aos mais idosos. Baixos níveis de literacia em saúde estão relacionados com um maior número de internamentos e com uma utilização mais frequente dos serviços de urgência, bem como, com uma diminuição da qualidade de vida.

Assim, para promover o aumento de literacia em saúde junto dos portugueses, a Médis acaba de lançar o seu novo Avaliador de Sintomas – uma nova ferramenta que permite aos portugueses terem informação válida e credível sobre saúde. Através do mesmo, os utilizadores podem indicar os seus sintomas e receber as recomendações clínicas mais adequadas ao seu estado de saúde, de forma gratuita e sem limite de utilização

Este avaliador surge, naturalmente, como uma extensão da atual Linha Médis, possibilitando agora aos clientes, de forma autónoma, avaliarem os seus sintomas diretamente no site ou app da Médis.

Para iniciar esta avaliação, o utilizador deverá responder a algumas questões simples sobre fatores de risco, referir os seus sintomas e respetivas especificidades, permitindo ao sistema de inteligência artificial identificar e compreender a situação clínica, indicando as recomendações adequadas. Num processo simples e eficaz, esta possibilidade nasce de um algoritmo exclusivo em Portugal e suportado por mais de 10 milhões de avaliações de saúde e mais de 1 milhão de casos clínicos.

“Proporcionar uma nova ferramenta aos nossos Clientes que facilitem, no dia a dia, a gestão da sua saúde, foi o ponto de partida para a criação desta funcionalidade”, comentou André Rufino, Responsável do Ecossistema Saúde do Grupo Ageas Portugal. “Com um sistema de inteligência artificial clínica robusto, este é mais um passo da Médis no reforço do seu posicionamento enquanto Serviço Pessoal de Saúde, priorizando a triagem clínica de forma simples e imediata”, conclui.

Em caso de alguma dúvida, o utilizador poderá contactar a Linha Médis ao longo da avaliação, onde terá o apoio de um profissional de saúde. O algoritmo de inteligência artificial é, inclusivamente, partilhado entre estes dois serviços, garantindo um serviço integrado para o cliente. Adicionalmente, no final de cada avaliação, o cliente tem ainda a possibilidade de agendar diretamente uma consulta com o seu Médico Assistente Médis ou através do Médico Online.

Os utilizadores podem ainda consultar o Dicionário de Saúde de A-Z, um glossário para esclarecer dúvidas sobre mais de 90 sintomas e doenças comuns.

Embora o Avaliador de Sintomas esteja disponível na sua totalidade apenas para Clientes Médis de forma gratuita e ilimitada, qualquer pessoa pode experimentar, para perceber se os seus sintomas necessitam de atenção urgente ou não, sem ter, no entanto, o mesmo detalhe de recomendações clínicas. 

Esta funcionalidade encontra-se no site e na app da Médis, disponível para iOS e Android.




Achou o conteúdo deste press release útil?