Grupo Ageas Portugal selecionou as startups mais inovadoras

Lisboa, 2 de dezembro de 2020

O Programa de Inovação Aberta, Ageas INsure, uma parceria entre o Grupo Ageas Portugal e a plataforma de inovação H-FARM, selecionou as cinco startups inovadoras que irão integrar o Programa.

As candidaturas

Será o início de uma colaboração de cinco meses entre o Grupo Ageas Portugal e as startups selecionadas, provenientes da área dos seguros e para além desta. Ao longo deste processo, as startups vão receber uma bolsa, até 25 mil euros, para desenvolvimento e teste das suas tecnologias, bem como apoio de negócio por parte do Grupo Ageas Portugal.
O objetivo final é a identificação e desenvolvimento de soluções inovadoras para responder a novas necessidades dos utilizadores, prever carências futuras do mercado e ajudar as pessoas a serem mais felizes.

O resultado do processo de candidaturas recebeu 211 candidaturas, provenientes de 35 países. Portugal foi o país mais frequente de origem das startups (37), seguido pelo Reino Unido, Espanha, Itália e Estados Unidos da América.

De entre as candidaturas, 67 pertenceram à área de “Tech for Insurance” (soluções tecnológicas que fortalecem a eficiência, segurança e velocidade dos processos internos), 56 à área de “Future of Healthcare” (adaptação às necessidades de apoio à saúde, com foco na prevenção) e 52 à categoria de “Happy Human” (novas tecnologias e modelos de negócios que apoiam as pessoas a alcançar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, bem como a gerir melhor economias e investimentos). Houve ainda 36 startups que foram consideradas fora do âmbito do Programa.

Os projetos vencedores

As cinco startups selecionadas têm projetos nas áreas de saúde mental, saúde materna e avaliação e prevenção de risco. São originárias de Portugal, Espanha, Noruega, Suíça e Turquia e têm entre um e cinco anos de existência.

Hug-a-Group: Aplicação móvel de saúde mental, baseada numa comunidade de pessoas conectadas em terapia de grupo, com a ajuda de psicólogos, através de videoconferência. Para além da funcionalidade de terapia de grupo, a Hug-a-Group inclui uma Comunidade, um Diário de Emoções e as Jornadas de Bem-Estar, que acompanham as pessoas no seu dia-a-dia. (Categoria: Happy Human).

Lumnion: Startup especializada em análise de Big Data e Inteligência Artificial, que desenvolve plataformas de apoio aos atuários das seguradoras na definição dos preços dos produtos. (Categoria: Tech for Insurance).

Virtual i Technologies: Plataforma de avaliação de riscos, que apoia as empresas seguradoras na análise do risco de imóveis e edifícios empresariais e industriais. Através de uma combinação de visão humana, tecnologia vídeo e análise de dados, esta plataforma permite um conhecimento mais compreensivo do portfólio, reduzindo o rácio de perdas e melhorando a eficácia de todo o processo. (Categoria: Tech for Insurance).

LactApp: Aplicação dedicada à amamentação e maternidade, que acompanha as mães nesta fase crucial da sua vida. Com a ajuda de inteligência artificial, e baseada em conhecimentos certificados, a LactApp responde a todo o tipo de questões de uma forma personalizada. A LactApp está sediada em Espanha e já opera em 10 países, tendo até agora resolvido mais de cinco milhões de questões sobre maternidade. (Categoria: Future of Healthcare).

Braive: A Braive desenvolve cursos para desafios comuns de saúde mental com base nas diretrizes e manuais de tratamento de Terapia Cognitivo-Comportamental. Preocupação, Ansiedade, Stress, Perda e Trauma são algumas das áreas que possuem cursos de apoio na Braive, que são administrados online. (Categoria: Future of Healthcare).

O Ageas INsure está alinhado com a estratégia do Grupo Ageas Portugal de atuar na prevenção, no planeamento, na proteção e na assistência aos Clientes e Sociedade - dentro das suas áreas de negócio e em áreas para além dos seguros.

Achou o conteúdo deste press release útil?