Fundação Ageas e Impact Hub Lisbon lançam o Inspira-te

Lisboa, 6 de outubro de 2021

Foi durante a passada semana que a Fundação Ageas e o Impact Hub Lisbon apresentaram o curso Inspira-te da Escola de Impacto, no espaço Na Esquina, na Praça do Príncipe Real, em Lisboa.

As candidaturas decorrem até ao dia 10 de outubro, com as formações a iniciar nove dias depois, terminando em janeiro de 2022.

Com o objetivo de promover a inclusão através da empregabilidade, a Escola de Impacto é um programa de empreendedorismo e inovação social, fruto  da parceria entre estas duas entidades, com início no ano de 2017. Mais tarde, em 2020, o programa foi adaptado ao formato online e ao contexto pandémico, permitindo expandir não só os horizontes geográficos, como também o perfil dos beneficiários. E agora, em 2021, a Escola de Impacto passa a oferecer dois cursos, o Inspira-te e o Relança-te, que partilham o mesmo objetivo, mas que se distinguem no formato, metodologias e públicos-alvo.

Enquanto percurso gratuito de capacitação, o Inspira-te acontece em formato presencial, com uma abordagem muito prática e de acordo com o mercado atual. Destina-se a pessoas com mais de 30 anos de idade, em situação de desemprego ou emprego precário, que sejam acompanhadas por uma entidade social na área metropolitana de Lisboa e que queiram desenvolver competências técnicas e pessoais para se reinserirem no mercado de trabalho.

Com a missão de transformar os seus saberes e experiências em negócios próprios ou potenciar a empregabilidade, encontra-se dividido em três fases. A primeira, com 30 participantes, foca-se no desenvolvimento de capacidades pessoais, a segunda na elaboração de um objetivo de empregabilidade e a terceira no desenvolvimento de capacidades técnicas e na preparação de uma apresentação para o demoday final. Para os 10 finalistas, há ainda um período de 4 meses de incubação no espaço do Impact Hub Lisbon, com mentoria pessoal e profissional.

Segundo João Machado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, “É com enorme orgulho que lançamos o Inspira-te da Escola de Impacto, um projeto com histórias de sucesso, de uma verdadeira conexão entre as pessoas e de sonhos cumpridos, confiantes que fez e fará a diferença na vida de todos os envolvidos. Este é, acima de tudo, um programa de capacitação que procura incentivar e inspirar quem se encontre numa situação desafiante a ser a sua melhor versão.

Já o Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, comenta que “Uma boa parte dos problemas sociais que nos afetam têm origem nas desigualdades estruturais que geram pobreza e iliteracia, gerando situações como desemprego ou exclusão social. Este é um projeto que vai ajudar a quebrar essas desigualdades, uma vez que está adaptado às novas gerações e a preparar as profissões do futuro. Aqui as competências do empreendedorismo social serão valorizadas”.

Francesco Rocca, Diretor Geral do Impact Hub Lisbon, concluiu: “Na Escola de Impacto os participantes vão poder pôr em prática os próprios sonhos e desenvolver competências como a criatividade, colaboração e comunicação que lhes facilitarão a própria empregabilidade e resiliência para um percurso profissional futuro.”

O evento de lançamento contou com workshops desenvolvidos em torno de temas como a importância de uma rede e instrospeção sobre a fase de vida na qual se encontram. Também houve lugar a um painel de convidados composto por Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, Elena Duran, Fundadora do Movimento 55+, Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa, e Catarina Silva, Alumni da Escola de Impacto, com o tema “A mentalidade empreendedora como ferramenta para a transformação social”.

O Inspira-te faz agora parte do leque de projetos apoiados pela iniciativa “Portugal Inovação Social” através do projeto “Parcerias Para o Impacto”, um instrumento público que tem como objetivo financiar a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de inovação social em formato de cofinanciamento com outros investidores.

Candidaturas e mais informações em https://escoladeimpacto.pt/cursos/inspirate

Achou o conteúdo deste press release útil?