Foram revelados os vencedores do Prémio Inovação em Prevenção.

Lisboa, 22 de abril de 2021

O Prémio Inovação em Prevenção, uma iniciativa levada a cabo pela Ageas Seguros e pela revista Exame, distinguiu ontem, dia 21 de abril, as melhores empresas em inovação e prevenção. Os prémios foram entregues num evento híbrido, presencial e online, que se realizou no novo edifício do Grupo Ageas Portugal em Lisboa. Estes prémios contam com a colaboração de vários parceiros, incluindo o ISQ, Ordem dos Economistas, AICEP, AHP, CIP, Camilo Lourenço, Compete 2020 e o IAPMEI.

Segundo José Gomes, Chief Operations Officer do Grupo Ageas Portugal, que fez a abertura do evento, “este foi o culminar de vários meses de trabalho que, graças a todos os nossos parceiros, traduziu-se numa jornada bastante construtiva. Afinal, graças a este projeto, foi possível conhecer e avaliar as boas práticas que tantas empresas implementam e que refletem o compromisso destes decisores para com a prevenção, continuando a apostar no futuro, mesmo perante todos os desafios que temos vindo a enfrentar”.

Com mais de 120 candidaturas ao prémio, na sua maioria do setor do comércio e fabrico, registou-se uma percentagem de adesão bastante significativa de empresas do norte de Portugal, mas também de todo o país. Assim, os grandes vencedores das diferentes categorias do Prémio, contemplando Pessoas; Património e Ambiente, foram:

Melhor Projeto & Ambiente- Grupo SOCEM
A empresa de Leiria destacou-se pelo projeto de energia 100% proveniente de fontes amigas do ambiente e com várias iniciativas nesse âmbito, tais como: implementação da certificação ISO 14001 (sistema de gestão ambiental) e incentivo à utilização de veículos elétricos. Além deste aspeto, o projeto vencedor inclui ainda a promoção do propósito “Living greener”, que tem ganho força e dimensão, e toda a comunidade (Clientes, Fornecedores e Colaboradores) tem estado envolvida nas iniciativas que promovem a sustentabilidade ambiental.

Pessoas - AS - EMPRESA DAS ÁGUAS DE SANTARÉM - EM, S.A.
Este projeto incluiu, por exemplo: a avaliação semestral da satisfação dos Colaboradores através de inquéritos; a organização do tempo de trabalho através de horários flexíveis e atribuição de mais dias de férias; a criação de campanhas de sensibilização com foco na responsabilidade social corporativa; uma forte cultura de Segurança e Prevenção com a implementação de medidas como a atribuição de um seguro de saúde para Colaboradores e respetivo agregado familiar; entre outros pontos.

Património - GUM CHEMICAL SOLUTIONS, S.A.
A empresa de Coimbra, no decurso da experiência da atividade e da necessidade de efetuar investimentos ao nível do edifício e equipamentos, realizou investimentos sólidos na consolidação e aumento das instalações existentes, através de: aquisição de materiais mais resistentes ao incêndio; forte aposta nos meios automáticos de prevenção; meios de combate a incêndio mais reforçados; e formação dos Colaboradores.

Destaque ainda para as empresas GRUPO YOUR - SERVIÇOS DE APOIO À GESTÃO, LDA, de Lisboa, e FRANCISCO VAZ COSTA MARQUES FILHOS & C S.A, de Braga, que receberam uma menção honrosa nas categorias de Pessoas e Ambiente respetivamente.

No encerramento do evento, Gustavo Barreto, Chief Commercial Officer do Grupo Ageas Portugal, afirmou que “não posso deixar de congratular os vencedores, mas devemos também parabenizar todas as empresas que se candidataram, desafiando-as a continuar a partilhar os seus exemplos e boas práticas, na certeza de que irão inspirar muitas outras empresas. É inegável que a decisão foi difícil, mas isso também é reflexo da qualidade do que é feito em Portugal. Prevenir vale a pena e é importante recordar que a prevenção está intimamente ligada à questão da sustentabilidade que permite garantir a segurança que deve ser um dos principais pilares das empresas”.


Achou o conteúdo deste press release útil?