Amar Portugal de Filomena Parra

Lisboa, 06 de junho de 2018

O Espaço Cultura Ageas no Edifício Ageas no Parque das Nações acolhe, a partir de 8 de junho, a exposição “Amar Portugal” da artista portuguesa, Filomena Parra. A exposição pretende evidenciar o que de melhor o país tem, seja em termos de património, seja nas mais variadas tradições.

A vasta riqueza da história nacional presente no seu património material e imaterial é entendida como uma valorização constante do que é antigo e típico. A artista encontra no olhar admirador dos estrangeiros em relação aos monumentos, uma relação estreita com a curiosidade e admiração que também nutrem pelo povo português, e pela sua essência.

A exposição observa-se como uma espécie de passeio em que as diferentes passagens se interligam. Na entrada vemos os “Brilhos de Lisboa”, que apresentam alguns monumentos portugueses, como a Torre de Belém em Lisboa, a Torre dos Clérigos no Porto, o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, o Palácio Nacional de Sintra, o Convento de Mafra, o Castelo de Guimarães - “Berço de Portugal” - e o Convento de Freixo de Espada-à-Cinta, a vila do poeta Guerra Junqueiro. Percorrendo o país, observamos o mar com as redes, o belo peixe, as lindíssimas praias, a cerâmica, a filigrana, as fantásticas paisagens, as esbeltas andorinhas que percorrem os beirais das casas e os moinhos de vento que abraçam o cereal a moer.

A Exposição está aberta ao público todos os dias úteis das 8h45 às 16h30 e terá a duração de 2 meses.

Achou o conteúdo deste press release útil?