Ageas e Casa do Impacto apoiam soluções para o envelhecimento

14.12.2022

Lisboa, 14 de dezembro de 2022 – Casa do Impacto e Ageas lançam programa para apoiar soluções inovadoras que combatam os desafios do envelhecimento da população portuguesa 

O Grupo Ageas Portugal e a Fundação Ageas juntam-se à Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para lançar a 8a edição do programa Santa Casa Challenge. O concurso de investimento tem um novo formato com momentos de formação, mentoria técnica de especialistas, apoio financeiro e dois anos de incubação no maior hub de empreendedorismo de impacto português.

O Santa Casa Challenge (SCC) é um concurso promovido pela Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que nas últimas 7 edições, desde 2016, premiou soluções tecnológicas inovadoras que dessem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, ligados a um desafio anual, por edição, que se relacionassem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

A nova edição da iniciativa, tem candidaturas abertas até ao dia 19 de fevereiro de 2023 para empreendedores que tenham novas soluções, de base tecnológica, nas áreas do envelhecimento e longevidade.“O programa visa apoiar uma nova geração de soluções que olham ativamente para um problema estrutural da sociedade, que tragam inovação para as formas de apoio a uma população com elevados índices de isolamento e solidão, com estruturas físicas muito desatualizadas e onde os Cuidadores ainda não têm acesso à formação nem ao apoio técnico e emocional que precisam.”, explica Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

Nesta nova edição do SCC o hub da SCML e os parceiros da iniciativa, pretendem aprofundar o impacto: para além do apoio financeiro, foi estruturado um programa com uma forte componente de apoio não-financeiro que incluirá sessões de formação, masterclasses e mentoria especializada com apoio do Grupo Ageas Portugal e da Fundação Ageas.

Para além do prémio monetário de 5.000€ para os primeiros passos do desenvolvimento do projeto, os três vencedores apurados num Demo Day no final da capacitação, têm a oportunidade de continuar a trabalhar com a Casa do Impacto durante dois anos, com acesso a apoio não-financeiro e acompanhamento mensal da equipa do programa, passagem por outros programas e iniciativas da Casa do Impacto, partilha de espaço com outros empreendedores de impacto e um Alpha Pack para o Web Summit 2023.

O novo Santa Casa Challenge procura soluções assentes em três desafios:

  • Ageing in the right place;
  • Social connection & engagement;
  • Taking Care of Caregivers.

As candidaturas estarão abertas no website da Casa do Impacto até ao dia 19 de fevereiro de 2023. A capacitação dos projetos terá lugar no mês de março e o início da incubação de dois anos iniciar-se-á no mês de abril de 2023.

“Para o Grupo Ageas Portugal, fazer parte do lançamento desta 8º edição representa mais um passo relevante na missão de promover um envelhecimento digno e de qualidade, que é uma das prioridades do Grupo. Viver mais é um dado adquirido, por isso devemos focar-nos em viver bem esses anos adicionais, com as melhores condições possíveis. A estrutura social está a mudar e é preciso uma adaptação da sociedade e das empresas, com novas ofertas de serviços. Por esta razão, o Grupo Ageas Portugal formou uma equipa dedicada que tem vindo a lançar soluções focadas em apoiar os mais velhos e os seus familiares. Estamos entusiasmados por conhecer a nova geração de soluções que vão surgir nesta edição. Procuramos respostas inovadoras para este tema da sociedade que não deixa ninguém de fora - todos presenciamos, vivemos, ou iremos viver os desafios do envelhecimento”. – Bruno Vaz, responsável pela oferta para o envelhecimento no Grupo Ageas Portugal.

Os Censos de 2021 revelaram que Portugal está mais envelhecido do que se julgava e que a tendência é crescente: há 182 idosos por cada 100 jovens no país. Prevê-se que em menos de 40 anos, o número de seniores quase duplique, sendo o único grupo etário que tem aumentado em número de indivíduos.

“A Fundação Ageas assumiu desde 2021 um foco inequívoco na procura de soluções que permitam reduzir a solidão extrema dos seniores e melhorar as condições em que os cuidados de saúde domiciliários lhes são prestados, tendo sido com muito agrado que nos juntámos à Casa do Impacto e à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para promovermos em conjunto a nova edição do Santa Casa Challenge. Procuramos boas equipas com potencial para desenhar, implementar e fazer crescer boas soluções que ajudem a aumentar a qualidade de vida dos seniores!”, afirma João Machado (Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas).

“O envelhecimento da população é dos maiores desafios societais que estamos a enfrentar e que irá se agravar nos próximos anos, no entanto é também uma grande oportunidade para criação de novas soluções. Parece nos fundamental cada vez mais trazer estes diferentes olhares e perspetivas (o de uma organização social centenária com a dimensão de uma SCML, uma grande empresa seguradora que trabalha junto do mercado com estas mesmas realidades e os empreendedores de impacto, e o dos jovens empreendedores) para sermos de facto mais capazes na resolução dos maiores desafios societais que enfrentamos nos nossos tempos.”, conclui Inês Sequeira.

Ao longo das 7 edições anteriores do Santa Casa Challenge foram lançados desafios ligados à educação, ambiente, saúde, infraestruturas, cultura e envelhecimento e foram apoiadas várias startups, como a Spot Games, MyPolis, Equalfood, Nevaro, SurgeonMate, BlaBlaBlue, AirCO2, Hephaesnus, Beebio, Seedbloks, SmartAI, Genviot, MAG2Clean, entre outras.

Achou o conteúdo deste press release útil?