Inclusão Social no Edifício Ageas Tejo

ratio-16:9

Integrado na sua estratégia global de sustentabilidade e impacto social, o Grupo Ageas Portugal é uma empresa pioneira na inclusão social em Portugal. É a primeira empresa no país a ter quatro associações de cariz social a operar nos espaços comuns do seu edifício Ageas Tejo, no Parque das Nações e no ICON Douro, no Porto. Um facto bastante importante e que vai ao encontro da estratégia Impact24.

Este caminho é o que o Grupo Ageas Portugal decidiu fazer, sendo uma porta aberta através de uma política de inclusão, sustentabilidade e diversidade que ofereça a oportunidade a todos de concretizarem os seus sonhos.

                                                           “Juntos, Por um Futuro Melhor”

Cafetaria 

Café Joyeux

Joyeux é a primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos nascida em França em 2017 para empregar e formar jovens-adultos com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento, promovendo, através do reencontro e da partilha, que a diferença intelectual faça parte natural das nossas vidas e das nossas cidades.

Servem deliciosos pequenos-almoços, almoços e lanches, refeições cozinhadas no local e com produtos da estação, pensadas por forma a promover a autonomia dos seus Colaboradores. Cerca de 50% da equipa é formada por estas pessoas com DID e os restantes 50% integram profissionais experientes na indústria da restauração, que são tutores em contexto de trabalho.

Cantina

É um Restaurante - CRESCER

Um projeto onde a formação, numa parceria entre a CRESCER, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e o IEFP, e a experiência on-the-job se destinam a pessoas em situação de vulnerabilidade, com vista à sua inclusão social e à melhoria das condições de vida.

Surgindo na sequência do sucesso e impacto já obtidos pelo É UM RESTAURANTE, um negócio social criado em 2019, a cantina do Grupo Ageas Portugal, gerida pela CRESCER, vê o seu serviço assegurado por pessoas que estavam em situação de sem-abrigo.

É um projeto de emprego acompanhado, que garante o acesso a quatro fases de formação certificada, com o objetivo final de inclusão no mercado laboral. Durante todo o percurso neste projeto, os beneficiários têm um gestor de caso que assegura os apoios necessários para a delineação e concretização de um projeto de vida.

Horta

Plantar o Amanhã - SEMEAR

Espaço sustentável, social e inclusivo, que incentiva a interação e proximidade entre Colaboradores/as, possibilitando a aprendizagem e desenvolvimento de novas competências, além trabalho.
 
Na Horta, os Colaboradores têm a oportunidade de pôr, literalmente, as mãos na terra e cultivar os seus próprios vegetais, tendo formação e acompanhamento especializado, através do programa Semear - Terra de Oportunidades (da Associação BIPP), que promove a integração na Sociedade de pessoas com Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (DID) e que neste momento já conta com três negócios sociais – Semear na Terra, Semear Mercearia e Semear Cerâmica. O Semear é um projeto social de inclusão, parceiro da Fundação Ageas.

Zona da Restauração no Porto 

SAOM - Serviços de Assistência Organizações de Maria

A zona da restauração do ICON Douro, no Porto, que incluí cafetaria, restaurante, zona self-service e esplanada acessível a todos, é da responsabilidade da SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria - uma instituição de solidariedade fundada em 1976 e uma referência na inclusão social no setor alimentar, que está alinhada com o compromisso do Grupo Ageas Portugal em Cuidar e Atrever.

ColorAdd

A Cor é para Todos!

O Grupo Ageas Portugal é o primeiro grupo segurador do mundo a utilizar o código ColorADD® – sistema de identificação de cores para daltónicos. Agora todos os que sofrem de daltonismo podem identificar a cor do seu seguro de forma clara e eficaz.

E para simplificar a identificação de cores, em qualquer objeto e em qualquer lugar, disponibiliza a ColorADD APP, desenvolvida com o apoio da Fundação Ageas.

#PorUmMundoSemRótulos

Evento que decorreu no edifício Ageas Tejo com o objetivo de debater sobre a inclusão social e celebrar a diversidade!

Partilhe esta notícia

Achou o conteúdo deste press release útil?